Siga-nos em nossas redes sociais e fique atualizado!

Nossa Cidade - MONTEIRO LOBATO

A natureza presente em cada canto. Assim é Monteiro Lobato, cidade do interior paulista famosa pelo clima da Serra da Mantiqueira, pela arte, pela culinária caipira e pelas inúmeras belezas naturais. Foi berço de um dos maiores escritores da literatura brasileira, José Bento Monteiro Lobato. A cidade preserva a memória do escritor tanto em seu nome como também seu maior patrimônio, o Sítio do Pica-Pau Amarelo. O município abriga o local que pertenceu ao ilustre literário e que inspirou grandes personagens como Jeca Tatu, Emília e Visconde de Sabugosa.

As danças folclóricas são incentivadas em favor da preservação das tradições. O Moçambique, dança de origem africana com versos e louvores a São Benedito, atraem jovens e adultos que animam as festividades. Outras manifestações como a Catira, Quadrilha Junina e a Viola Caipira traduzem o modo de vida do lobatense.

Suas artesãs realizam trabalhos em tecido, folhas de taboa, palha de milho e madeira, valorizados em toda a região do Vale do Paraíba. A comida tropeira e caipira dão sabor aos visitantes nos tradicionais restaurantes da cidade.

O centro da cidade possui o charme e tranqüilidade do interior. A Igreja Matriz, em homenagem a Santa Padroeira Nossa Senhora do Bonsucesso, guarda 150 anos de fé e patrimônio artístico. Revestida com pinturas do santíssimo sacramento representado em arte barroca.

Natureza que se faz nos campos, nos rios, nas águas que correm em suas cachoeiras, nas águas claras que brotam de suas entranhas. É daqui que vem a água mineral Monteiro Lobato. Um presente da natureza!

Quer conhecer mais esta maravilhosa cidade? Clique aqui!